Marchas Populares: uma homenagem às nossas tradições

Dos 5 aos 79 anos, marchantes, figurantes, músicos e cantores representaram orgulhosamente a sua Freguesia nas Marchas Populares do Concelho de Mafra, que este ano desfilaram no Campo dos Plátanos, em Mafra, cedido pela Escola das Armas. Este é o resultado de um longo trabalho de bastidores, que reuniu também ensaiadores, compositores, letristas, costureiros ou aderecistas.

O evento, organizado pela Câmara Municipal, com o apoio das Juntas/ Uniões de Freguesia, constituiu não só uma manifestação do salutar bairrismo das comunidades, como também uma montra de divulgação das tradições locais.

Em 2019, as 10 marchas participantes destacaram temas como arraiais tradicionais, festejos dos Santos Populares, saltar a fogueira e queimar a alcachofra, moinhos, jogos de mesa, trajes típicos, tributo a Beatriz Costa e Vasco Santana, fontes, azulejos e janelas pitorescas ou tradições do Dia da Espiga.

Este foi o início de uma jornada que se estende até 30 de junho, com as atuações descentralizadas nas Freguesias.

Consulte a ficha técnica das marchas participantes e o programa de descentralização:

Marchas Populares do Concelho de Mafra 2019