Mafra é Concelho sem Glifosato

O Município de Mafra e as 11 Juntas/ Uniões de Freguesias são “Autarquias sem Glifosato/ Herbicidas”, tendo hoje subscrito o manifesto deste programa promovido pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Nesta ocasião, as autarquias do Concelho de Mafra e a Quercus celebraram, ainda, um Memorando de Entendimento, assumindo compromissos em matéria de preservação do ambiente e de promoção da qualidade de vida.

Para além da adesão do Município de Mafra e das Freguesias ao programa “Autarquias sem Glifosato/ Herbicidas”, o referido memorando integra mais cinco compromissos: não utilização de produtos fitofarmacêuticos à base de glifosato e outros herbicidas sintéticos para controlo de ervas infestantes; reforço de meios afetos à limpeza urbana; nos casos em que não seja possível a utilização de meios mecânicos, recorrer à aplicação autorizada, por profissionais habilitados, de produtos de origem natural; sensibilização dos utilizadores profissionais; e envolvimento das populações.

Em matéria de envolvimento das populações, estas autarquias, contando com o apoio técnico da Quercus, desenvolverão uma campanha de sensibilização alargada. No conjunto das ações preconizadas destacam-se as atividades pedagógicas junto da comunidade escolar, bem como as sessões de sensibilização para os residentes, incluindo o apelo aos proprietários ou usufrutuários de vivendas ou conjuntos edificados confinantes com a via pública para que efetuem a limpeza da sua frente de rua (passeio ou valeta).

O Presidente da Direção Nacional da Quercus, Paulo Carmo, salientou que “o Concelho de Mafra é um dos primeiros a aderir a esta campanha, com todas as suas Freguesias”, acrescentando que se inaugura um caminho de mudança nas práticas ambientais.

O Presidente da Câmara Municipal, Hélder Sousa Silva, declarou que as autarquias estão unidas no mesmo propósito que é preservar o ambiente, não obstante a exigência do desafio, na medida em que se verificará dificuldade de manutenção dos mesmos níveis de limpeza urbana sem recurso a herbicidas sintéticos, apelando à compreensão e colaboração dos munícipes. Ainda nesta ocasião, anunciou que, para reforço dos meios mecânicos, a Câmara Municipal atribuirá motorroçadoras para corte de ervas às 11 Freguesias do Concelho, para além do apoio já prestado na aquisição de seis tratores com acessórios de corte e limpeza de ervas.

Concelho de Mafra sem Glifosato